Ataques cibernéticos em 2020 é maior que o ano anterior.

De acordo com informações fornecidas pela Fortinet uma empresa focada em soluções de segurança somente o Brasil sofreu cerca de 2,6 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no primeiro semestre de 2020.

Com a quarentena a alta demanda do home office, subiu o número dos cyber criminosos em localizar brechas de segurança e obter acesso aos dados das empresas. As tentativas vão desde burlar os usuários com envios de links maliciosos, até técnicas mais avançadas de buscar falha na rede e o uso de “força bruta” para tentar quebrar senhas fáceis.

Um dos modos que vem se destacando na tentativa de ter êxito nos ataques cibernéticos é a utilização de arquivos infectados do Office (.DOCX e .XLSX) e PDFs. Os arquivos vem infectados e buscam criptografar os dados dos equipamentos, para posteriormente solicitar um resgate em troca da descriptografação dos mesmos.

Com base nessas informações damos orientações de como a empresa deve proceder para fica livre de ataques cibernéticos.

As empresas devem ficar de olho e investir na área de TI. Desde treinamentos aos funcionários sobre boas práticas, políticas de senhas e acessos, e até prevenção de ataques e soluções de monitoramento. Devem também ter planos de contingência para prevenir quaisquer ataque, já que é impossível dizer que estaremos seguros 100%.

Cuide-se! E se precisar de qualquer orientação técnica especializada para averiguar seu ambiente de segurança x tecnologia, consulte nosso serviço de Gestão de TI.